Milagres Promoveu I Encontro de Artesãos com entrega de Carteirinhas e Novos Cadastros
Peças Artesanais I Encontro dos Artesãos, Foto: Edgleison Santos
A Secretaria da Proteção Social de Milagres foi palco, nesta segunda-feira (12), o I Encontro dos Artesãos do município. A ação, que integra as políticas de valorização do artesanato local, contou com a presença da vice-prefeita e secretária da Proteção Social, Elisângela Crisóstomo, e do diretor regional da CeArt (Central de Artesanato do Ceará) no Cariri, Romão Nunes de França Júnior a Secretaria de Cultura e Turismo Lúcia Landim.
Durante o evento, artesãos já cadastrados receberam carteirinha da CeArt — documento que oficializa o reconhecimento do profissional como artesão. Também teve o cadastro e certificação de novos profissionais da área, uma iniciativa que fortalece a economia criativa e estimula a profissionalização do setor em Milagres.
Um dos momentos marcantes foi a apresentação dos trabalhos dos artesãos. Além de exibirem peças, os participantes também iniciaram a produção de uma nova peça durante o encontro, que foi avaliada pelos técnicos da CeArt como parte do processo de certificação.
A certificação junto à CeArt garante aos artesãos benefícios importantes, como a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Ceará, além do acesso a cursos de qualificação e capacitação oferecidos pelo Governo do Estado.
Vinculada à Secretaria da Proteção Social do Ceará, a CeArt é uma importante ferramenta de valorização do artesanato cearense. Em Milagres, as ações contam com o apoio direto da Prefeitura e fazem parte de um esforço contínuo para ampliar as oportunidades dos profissionais do setor e fomentar a cultura local.
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